Esta situação aconteceu comigo e acho importantíssimo divulgar para o máximo de pessoas possíveis.
Vou tentar ser o mais breve possivel,mas qualquer dúvida perguntem.
Isto sucedeu-se,quando tentava vender um carro,e coloquei vários anúncios na net,mas pode ter sido com qualquer outro produto.
- Coloquei os anúncios na internet;
- Fui contactado por um senhor do Reino Unido que estava interessado;
- Após alguns emails trocados,acordamos o valor;
- A compra iria ser feita através das nossas contas do PayPal;
- O senhor "transfere" o valor do carro,mais 800€ para despesas da empresa de transportes;
- Recebo um email,da PayPal,a informar que o pagamento tinha sido efectuado,mas tinham retido os fundos,enquanto não se confirmasse o negócio;
- Essa confirmação seria um pagamento,dos tais 800€ que eu teria que fazer,com o meu próprio dinheiro,pela Western Union,à empresa de transporte,para confirmar o negócio;
- Após esse pagamento,teria de informar a PayPal,dos dados referentes a essa transferência,para confirmação,e para poderem libertar o dinheiro que estava "retido" por eles;
- Como desconfiei sempre de tudo,mandei um email ao suporte do PayPal,utilizando a ajuda que eles disponibilizam no site,quando entrei na minha conta,a perguntar se tinha alguns fundos pendentes na minha conta;
- Num dia de manhã,transfiro os 800€ pela Western Union,e mando uma foto como prova;
- Recebo um mail a dizer que também precisavam do numero de confirmação que vai no recibo (que é o número necessário para se poder fazer o levantamento do €)
- Entretanto recebo a resposta oficial da PayPal a informar que não havia nenhum dinheiro a receber,e que estes mails que tinha andado a receber era tudo uma fraude;
- Corro para os correios,na esperança de ainda poder cancelar o pagamento,e consegui fazer o reembolso dos 800€,porque ainda não tinham sido levantados.
Resumindo,nunca houve transferência nenhuma de €,nunca houve emails nenhuns da PayPal,e o vendedor é que fica sem os 800€,ao fazer a transferência para supostamente pagar os transportes do produto.
Perguntam como caí nesta?
Muito fácil,todos os mails que tinha recebido da "suposta" PayPal,eram falsos,feitos a partir de um endereço criado pelo burlão,mas exactamente iguais aos do real suporte deles,assim como a empresa de transporte referida também existe.
Divulguem pelos amigos e conhecidos,e se souberem de algo semelhante,ou se passaram por situações iguais,não fiquem calados,APRESENTEM QUEIXA,neste caso,como se trata de burlas informáticas,a judiciária é a entidade competente.