Todos os Android têm "problemas de autonomia". Com as ROM de origem todos andam à volta de 1 dia e pouco de bateria com uso mais ou menos intensivo (ligação de dados ligada a sacar uns mails de vez em quando, várias mensagens, talvez uns minutos de chamada). Então se ligarem o Wi-fi...
Isto porque as marcas não optimizam as aplicações que correm silenciosamente no fundo (as widgets, o próprio ambiente de trabalho/app launcher), etc. Eu posso falar no SGS2 numa diferença abismal desde que uso uma ROM não original da Samsung. Mas claro, não aconselho a usarem ROMs não oficiais se não estão muito habituados a esse mundo dos smartphones.
Mesmo com uma ROM original, se não se importarem de chegar todas as noites a casa e ligar ao carregador, estão safos.
Em termos de versão de Android, o utilizador mais comum não se apercebe de grandes diferenças, só o utilizador intensivo nota. Então para o 2.3 mudam ainda alguma coisas. Não me parece que isso seja determinante na escolha de um telemóvel desses.
ATENÇÃO AO GIO! Não comprem essa porra! Isso está desactualizado e vai ser descontinuado ainda este ano. Reparem em dois pontos fulcrais: tamanho e resolução de ecrã. O Gio tem um ecrã de 3.2", o que a avaliar pelo X3 cá de casa é uma cagada, o San Francisco tem um 3.5". Mais importante é a resolução, no Gio têm a resolução do X3 que é 320x480 e mais uma vez digo - não vale a pena. O San Francisco tem a mesma resolução do meu S II, 480x800, bastante superior.
Mais, por causa da resolução podem ter problemas com aplicações, além da dificuldade em ver bem sites web, é preciso fazer zoom grande em tudo. Depois tens a câmara que é de 3Mpixel contra os 5Mpixel do X5, tem praticamente o mesmo do San Francisco.
O Gio está ao nível do X3 e não mais que isso e no entanto em loja custa 150€, mais uns 60€ que o X3. Vai ser descontinuado brevemente e mesmo com esses 100€ de carregamento eu não ia... Porque depois nem consegues vender o telemóvel para trocares por um mais novo nem vais gostar do telemóvel, principalmente a leres PDF's e assim. Quanto a processador, o X5 também já vem com um 800MHz que penso que seja da família dos novos Samsung, visto que fazem parte do consórcio internacional entre Samsung, Huawei, ZTE, Nokia, Google, etc. O SF traz o mesmo do X5 mas sem o overclock, o que o coloca em default a 600MHz. Acreditem que não fica nada atrás.