Ó pá... querem um "Crossover" a sério? Então aqui têm o meu preferido:
Toyota Corolla, Star Van de Novembro de 1993, com motor 2.0 Diesel (tb anda a oleo de batatas fritas)
Mesmo com pneus Slick e uma altura ao solo de pouco mais de 20cms aquilo anda em todo o lado, podem comprovar abaixo; aceiro ao pé do Piodão com inclinação BRUUUTAL e ainda por cima com gelo, apesar de não não se notar muito nas fotos, pois só me lembro de tirar foto quando o pior já passou.
Também já atravessou ribeiros e um lago de lama onde um jipe ficou "atascado".
O segredo? Não ter medo de dar cabo do carro, mesmo apesar do carro ser para uso DIÁRIO e está agora a comemorar os 300.000 kms.
A sua melhor viagem, foi a Ibiza onde andou também a atravessar uns aceiros.
Este "aceiro" tem uma queda de 330 metros em cerca de 700 metros, o que dá uma inclinação de cerca de 50º

.

Se alguém se interessar ele está à venda pela melhor oferta, com preço base de 50.000€.
Quanto aos filmes que vemos por ai, noto que os "crossover" apresentados não são tão fracos quanto isso, estão é nas mãos erradas e com material errado.
Aquilo é só slicks e cromos, que é uma combinação horrivel para o off-road.
Eu ando muito com um Suzuki Grand Vitara que não é bem Jipe, nem um "Crossover". Gosto dele em especial porque ainda tem motor Mazda e consome muito pouco.
Quanto a estes não sei mas o Grand Vitara possui 2 tipos de 4x4 e se eu colocar o fast 4x4, ele tb não é capaz de passar um "montezito"de areia, mas se ligar o hard 4x4 aquilo até puxa troncos. Por isso este videos não me dizem nada, a não ser que existem cromos em todo o lado até no youtube...