Depende, claro.
Não concordo com o Miguel Freitas, que diz que um filme tem mais piada por ser novidade. Para mim mais importante que os conceitos novos, é a forma como são apresentados. Há conceitos magistrais que não são explorados num só filme, então porque não a mesma pessoa trabalhar em sequelas ? Acho a qualidade das suas sequelas depende sempre da fealdade que mantêm perante as ideias principais de filmes anteriores...
Depois há o outro lado das sequelas ... Quando 3 ou 4 têm sucesso, o que fazem ? Continuam a fazer render o peixe. O que é um erro. Exemplo disto: American Pie, Scary Movie, entre outros que de momento não me lembro. A verdade é que o American Pie até certa altura era grande título ! Era sinónimo de qualidade e divertimento. Hoje em dia já não o é. E o ultimo que saiu, nem deu pica para ver...
Outra sequela que vi e não gostei foi o The Butterfly Effect. Se o primeiro foi muito bom, o outro não gostei.
Tem tudo a ver como é pensado o/os filme/s...
Se são pensados para serem 4 filmes, e o guionista faz para serem 4 filmes, tudo bem, há forte possibilidade de ser boas sequelas. Se o filme é pensado para 1, e por ter tido muito sucesso, eles pensam em mais um ou dois, então a probabilidade de ser melhor que os anteriores ou semelhante, é reduzida.
Portanto, concluindo, depende.