Confrontos assinalam mais uma greve geral, mas desta vez no Chiado !
Em Lisboa, segundo a PSP, registou-se pelo menos três feridos e um detido. Segundo a porta-voz do comando de Lisboa, o detido é um manifestante que lançou petardos e agrediu polícias, tendo sido constituído arguido. Entre os feridos estão dois fotojornalistas, um da Lusa e outro da France Press, e, segundo a PSP, um polícia que teve de receber tratamento hospitalar.
Em Lisboa, o palco dos incidentes foi o Chiado, quando elementos do Movimento Indignados, que se juntaram ao desfile da CGTP entre o Rossio e a Assembleia da República, se envolveram em escaramuças com a polícia. O descontrolo da situação obrigou à acção do Corpo de Intervenção, justificou a PSP. Na sequência desta intervenção, o fotógrafo da Lusa José Goulão teve de ser suturado no hospital com seis pontos na cabeça.
Também a fotojornalista Patrícia Moreira, da France Press, foi vítima da carga policial. "Os polícias começaram a varrer tudo; cadeiras, mesas, pessoas", contou a jornalista ao CM. "A polícia atirou-me ao chão tendo, ainda assim, continuado a agredir-me. Acabei por levantar-me com a ajuda de um manifestante", acrescentou. A repórter pondera apresentar queixa.
Segundo a PSP, os incidentes no Chiado começaram quando a polícia identificou um manifestante que tinha rebentado um petardo, levando a que outros arremessassem contra os agentes "chávenas, garrafas" e outros objectos. Várias esplanadas, como a Brasileira, foram então ‘varridas'.