02/10/2014 15:23

nram

• Com Muito Lucro
  • **
  • 152 Mensagens
por aqui (Pombal).. a carta ronda os 700€ mais 25€ para a emissão da carta..o resto está incluído nos 700€..
Eu paguei 750€ + 25€ do atestado... No entanto sei que em braga faz-se por menos de 500€.... Por isso já não digo nada!

rogiii

• Bilionário
  • 2585 Mensagens
Eu paguei 750€ + 25€ do atestado... No entanto sei que em braga faz-se por menos de 500€.... Por isso já não digo nada!
na minha zona fica a volta de 550-600€ eu a 5anos atras paguei 500€ com tdo incluido e pela de camiao sem atrelado foram 500€ .

anfibio

• Investidor
  • 231 Mensagens
Isso é uma chulice, é que nem sequer aulas de mecanica e primeiros socorros temos direito, o que considero ser importante, apesar que hoje em dia por causa de um pneu furado chama-se logo a assistência...

Aqui na Suiça além de ser obrigatorio, podes dar aulas com o teu carro pessoal. As aulas são compradas à unidade ou em pacotes de 6 ou 12 ja para não haver preços de carta inflacionados e não pagares por aquilo que não estas a usufruir. é usual ver aqui perto de minha casa jovens a aprenderem em mercedes descapotaveis, e eu que tive um opel corsa todo martelado  :)

E mais, quem for apanhado em excesso de velocidade aqui e foi reincidente tem que alugar um carro de baixa cilindrada com um autocolante enorme chapado atras a dizer 40  :rofl:

Quanto a Portugal, conduzi entre Porto e Aveiro durante 8 anos e agora quando ai vou até me passo com as renuncias que se fazem. é sem duvida uma questão cultural onde não se respeita nada nem ninguém.

Aqui é usual, principalmente na altura das férias que se avizinham os emigrantes, e falo também pela familia da minha namorada, que estupidamente apostam quem chega mais depressa a Portugal. Mal chegam telefonam logo ao outro a dizer: então vais demorar muito? Ui eu ja estou aqui ha horas... E quando chegas vão logo perguntar quantas horas demoraste a chegar para mandar piadas e armar-se do carro que tem. Que idiotas... Nem respeitam a esposa e os filhos que vão ao lado e que colocam em perigo a velocidades superiores a 200 km hora em França. Este pais não tem protocolo com a Suiça e por isso abusam. Mas a policia francesa também não anda a dormir porque se for apanhado por uma brigada e não por um radar fixou ou movel, o carro é logo apreendido e acompanhados à esquadra mais proxima.

Ha paises em que se compra a carta de condução sem qualquer exame e mesmo assim conduzem melhor...

deophanto

• Trilionário
  • Admin
  • 12034 Mensagens
O que assusta mais talvez seja ao entrar na auto-estrada, principalmente quando queres entrar e vem um camião a 100 km/hora ;D

Impossível. Só se for a descer e o gajo desengatar o tractor. Todos têm limitador aos 90 Km/h (quer dizer, há falcatruas, mas se vem a brigada fiscal, tá tudo f*******). Mas a autoestrada é, por norma, tranquila. Tirando quando vais nas calmas (a 160 Km/h) a ultrapassar um camião, encostas-te à via da direita para deixar passar a Audi A4 ou o Subaru Impreza pretos que vinham atrás de ti com uma bisga do caraças e, quando vais a olhar para o espelho, à espera que o gajo efectue a manobra, dás-te de caras com um senhor de boné engraçado e insígnias aos ombros a mandar-te encostar à berma. Sai ele do carro e, muito amavelmente pergunta: "Quer ver aqui um filme?". Estes cavalheiros da GNR (provavelmente da extinta Brigada de Trânsito) são extremamente simpáticos e, como se pode ver, muito bons anfitriões. Também gabarolas. Repare-se no jeito que têm para mostrar aos outros condutores o seu belo sistema de vídeo... E o que mais piada tem é a TVI dar 30 vezes a chocante reportagem de que na A1 tinha sido apanhado um tipo com um Ferrari a 200 Km/h... Meus amigos, era um 360 Modena, julgo (talvez fosse um 475 Maranello ou um F430, mas não parecia), que não devia ter passado da terceira velocidade e cuja coima foi paga em dinheiro. O grande plano da nota de 500 matava tudo. Não se preocupem, se forem apanhados a 140 ou 150 são só 120 euros. Que por acaso é a mesma coima aplicada a quem não trás cinto de segurança ou quem está a falar ao telemóvel sem auricular e sem mãos livres/ com auricular stéreo (sim, mesmo que usem só um phone eles estão lá os dois e chupam na mesma) / com outro dispositivo radiofónico que exija manuseamento prolongado, etc.

kroNNer

• Milionário
  • 1012 Mensagens
Não se preocupem, se forem apanhados a 140 ou 150 são só 120 euros.

Só? tens a certeza?

deophanto

• Trilionário
  • Admin
  • 12034 Mensagens
É o que o pessoal costuma "comer e calar". Em auto-estrada, o limite é 120 Km/h, sendo apanhado a 140 penso que seja só contra-ordenação leve, mas tinha que ir ver ao Código. :harhar:

nram

• Com Muito Lucro
  • **
  • 152 Mensagens
Impossível. Só se for a descer e o gajo desengatar o tractor. Todos têm limitador aos 90 Km/h (quer dizer, há falcatruas, mas se vem a brigada fiscal, tá tudo f*******). Mas a autoestrada é, por norma, tranquila. Tirando quando vais nas calmas (a 160 Km/h) a ultrapassar um camião, encostas-te à via da direita para deixar passar a Audi A4 ou o Subaru Impreza pretos que vinham atrás de ti com uma bisga do caraças e, quando vais a olhar para o espelho, à espera que o gajo efectue a manobra, dás-te de caras com um senhor de boné engraçado e insígnias aos ombros a mandar-te encostar à berma. Sai ele do carro e, muito amavelmente pergunta: "Quer ver aqui um filme?". Estes cavalheiros da GNR (provavelmente da extinta Brigada de Trânsito) são extremamente simpáticos e, como se pode ver, muito bons anfitriões. Também gabarolas. Repare-se no jeito que têm para mostrar aos outros condutores o seu belo sistema de vídeo... E o que mais piada tem é a TVI dar 30 vezes a chocante reportagem de que na A1 tinha sido apanhado um tipo com um Ferrari a 200 Km/h... Meus amigos, era um 360 Modena, julgo (talvez fosse um 475 Maranello ou um F430, mas não parecia), que não devia ter passado da terceira velocidade e cuja coima foi paga em dinheiro. O grande plano da nota de 500 matava tudo. Não se preocupem, se forem apanhados a 140 ou 150 são só 120 euros. Que por acaso é a mesma coima aplicada a quem não trás cinto de segurança ou quem está a falar ao telemóvel sem auricular e sem mãos livres/ com auricular stéreo (sim, mesmo que usem só um phone eles estão lá os dois e chupam na mesma) / com outro dispositivo radiofónico que exija manuseamento prolongado, etc.

Isso é verdade?? Eu uso os phones da nokia, stereo, mas só com 1 phone no ouvido... eles multam-me mesmo assim?

deophanto

• Trilionário
  • Admin
  • 12034 Mensagens
Podem deixar passar, mas qualquer interpretação do Código aponta nesse sentido. Só estás a usar um phone mas tens lá dois. Mas mesmo só o facto de usares só um já é um absurdo do ponto de vista da segurança. Se é inseguro andar com os ouvidos tapados com os headphones, porque raio tenho eu um auto-rádio que me consegue ensurdecer 2 ou 3 vezes mais? Bolas, eu só de ligar o A/C deixo de ouvir o motor! E tenho um TDI, que é dos mais barulhentos... Agora imaginemos o pessoal que tem 10 altifalantes de 200W e 3 subwoofers de 500W, a fazer o "soundcheck". Acho que ouvia muito melhor com o auricular enfiado nos dois ouvidos, obrigado. Mas na altura que começaram a fazer isso só havia praticamente auriculares mono. Daí eles não implicarem. Mas se os apanhares "naqueles dias". Meu amigo, eles até pelo cinzeiro sujo te multam.

http://forum.autohoje.com/road-book/30149-auricular-e-proibido.html
http://portuguesesaovolante.blogspot.com/2007/02/mono-pode-seguir-estreo-multaaa.html

http://www.ansr.pt/Default.aspx?tabid=95#8
Ponto 8

Tomás Silva

• Trilionário
  • Admin
  • 20065 Mensagens
Eu costumo usar o telemovel com som alto para falar quando conduzo, não me faz diferença, nao tenho de ir com nada na mao, é como se fosse com um passageiro ao lado, mais nada, a minha condução não é afectada por isso.
Isso da musica também é bem verdade, eu as vezes tenho a musica alta e nem ouço o motor nem nada, mas também não prejudica a condução, eu vou atento à estrada, não preciso de ir a olhar para o leitor para ouvir  :rolleye:

white_masta

• Com Lucro
  • **
  • 57 Mensagens
todos nos fazemos os nossos erros ao principio... então se nunca tiveres pegado num carro e a 1º vez é na escola de condução é normal... e só realmente começas a aprender a conduzir depois de teres a carta e começares a andar sozinha na estrada sem teres nenhuma ajuda ou dica do instrutor.

Foi na 4ª aula que tive o erro mais engraçado... parei no semáforo e quis imitar o meu pai. puxei o travão de mão meti em ponto morto e comecei a falar com o instrutor de repente ficou verde e tentei arrancar mas esqueci-me do travão de mão ahahahahaha então o carro não saia do sitio  e eu ali a tentar arrancar e aquela porcaria não saia do sitio nem o instrutor se tinha apercebido que eu tinha puxado o travão de mao:shy: :shy: :shy: foi só rir...  :rofl: :rofl: :rofl: