Se nao te da chatisses e tb n tas interessado em mudar eu aconselho a nao alterares o xp.
O vista realmente é memory hungry e acho q esse foi o maior entrave, a maior parte dos utilizadores nao fez upgrade ao hardware.
Agora esta para sair o Windows 7 que aparentemente tem o melhor dos dois mundos (xp e vista).
Em relacao ao linux, embora seja talvez um pouco mais complicado se fazer a transicao, muitas coisas ainda tem de ser feita na linha de comandos. Eu estou a testar a nova distro do Ubuntu, e acho mto bom para comecar, e para mim que sou um newbie e noob em linux, mas nada que o google nao ajude
O mac OSX é facil facil facil de usar, mmo mto intuitivo, instalacao de software praticamente drag and drop. Para mim, na pele de utilizador acho q mac OsX é o mais facil de usar.
Em relacao ás compatibilidades depende mto do q se faz. Office é muito facil usar em qq OS, e o openOffice 3.0 abre os novos formatos word (embora nem sempre com a mma formatacao).
Se estivermos a falar de programas tecnicos ai pode ser mais complicado. mas é tudo uma questao de habituacao :P
Sinceramente prefiro o OsX, mas dou-me bem com qq um.